Páginas

Saturday, September 27, 2014

[PT] Rio do Prado, um hotel ecológico e semi-enterrado em Óbidos


"RIO DO PRADO é mais do que um novo empreendimento turístico em Óbidos, pois posiciona-se no contexto nacional e internacional com uma aposta fortíssima na sustentabilidade. A diferenciação do seu conceito está na integração de largas dezenas de medidas ecológicas que os hóspedes podem observar e partilhar.
Mais do que uma oferta turística, RIO DO PRADO é um centro ecológico em permanente inovação, com uma forte dimensão educativa e cultural.

1. Energia – Aposta forte nas renováveis com recurso a painéis solares térmicos e fotovoltaicos. O sistema de aquecimento de águas é realizado através de 7 ilhas solares apoiadas por bombas de calor com cop4 de eficiência. A iluminação interior e exterior recorre à tecnologia LED e o aquecimento/arrefecimento é garantido pela geotermia da construção semi-enterrada, sistema de ventilação natural e uso de vidros baixo-emissivos e controle solar de portadas de eucalipto reutilizado da floresta circundante.

2. Água – Fazemos aproveitamento de todas as águas cinzentas, originárias dos banhos e lavatórios, e tratamo-las na nossa ETAR que depois de recicladas, abastecem os autoclismos. Por outro lado, aproveitamos as águas da chuva e reaproveitamos o máximo de água utilizada através de um sistema de drenagem que as encaminha para um dos vários lagos existentes que depois fornece toda a água ao sistema de rega. Circular, reciclar e reutilizar é o nosso lema!

3. Resíduos – Atribuímos especial atenção à sua selecção através de um sistema de separação de gorduras e de resíduos sólidos e à criação de adubação verde e vermicompostagem, essencial na agricultura biológica.

4. Mobilidade – Dentro do Hotel só é permitido estacionar ou carregar a bateria (se tiver um veículo eléctrico). Os nossos movimentos privilegiam este tipo de veículos na logística enquanto os nossos hóspedes apreciam o jardim a pé, e podem usar as nossas tradicionais bicicletas –pasteleiras- para usufruirem de quilómetros de ciclovia à volta da belíssima Lagoa de Óbidos ou passear a cavalo.

5. Sensibilização Ambiental – O projecto dispõe de um investimento tecnológico aplicado à racionalização da gestão ambiental através do sistema piloto “ecoeasy” com a introdução de múltiplos contadores de consumo de energia nos pontos de luz e tomadas eléctricas e da água quente, fria e reciclada que é utilizada por cada quarto. Através do canal interno de televisão cada hóspede poderá ler a sua pégada carbónica e, se for o caso, compensar eventuais excessos, beneficiando de uma “carbon rate”.

6. Eco design – Muito presente na construção e decoração do empreendimento, nomeadamente com o uso de matérias-primas como o ferro ou as madeiras reutilizadas, casos do pau de eucalipto descascado resultante do desbaste florestal ou das tábuas usadas na cofragem do betão, há ainda um atelier que visa apostar no desenvolvimento de técnicas de reutilização, como forma de mitigação da pegada carbónica.

7. Agricultura de Baixo Carbono – A exploração agrícola biológica é certificada pela entidade de controlo Sativa e os alimentos aí produzidos visam em primeiro lugar abastecer directamente o restaurante conferindo-lhe grande qualidade alimentar e por outro satisfazer as necessidades dos hóspedes que na mercearia podem levar para casa os nossos produtos agrícolas. Esta forma de consumo, tal como a venda em mercados locais, garante uma curtíssima pégada carbónica e afirma a riqueza ambiental de uma nova agricultura."

Fonte: Rio do Prado
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...